sábado, 16 de janeiro de 2016

Hinos Feministas (Part I) [By Ricardo]



Há varias músicas motivacionais hoje em dia, porém algumas se destacam por serem mais especificamente destinadas ao empoderamento da mulher e denunciar o machismo no dia a dia. O objetivo delas é passar uma menagem de igualidade entre os gêneros, tanto em questões econômicas, culturais e comportamentais. 


Lily Allen - Hard Out Here

Lily Allen usa muito da ironia em suas músicas, e nessa ela se destaca por usar sua ironia pra denunciar como a imagem das mulheres é usada na mídia, tratando de várias questões feministas como a objetificação do corpo feminino, como as mulheres são tratas apenas como corpos na mídia.
Também é tratado a expectativa das mulheres terem um corpo "perfeito" a qualquer custo.

Um detalhe importante foi o uso de dançarinas negras, para mostrar como as mulheres negras acabam sofrendo mais com a objetificação do que muitos pensam, sendo que são muitas vezes tratadas como "exóticas". 




Destiny's Child - Independent Women 

As Destiny's Child são uma dos melhores grupos quando o assunto é canções com temas de empoderamento feminino. Uma delas é o grande hit Independent Women, que trata principalmente da questão da libertação financeira das mulheres, que não necessitam de homem algum para terem seu próprio dinheiro e méritos.





Christina Aguilera & Lil' Kim - Can't Hold Us Down

Christina Aguilera tem várias músicas motivacionais, porém essa é bem clara em sua mensagem feminista, indo direto ao ponto. Ela reforça que a opinião das mulheres é sim importante e denuncia o machismo nas relações, como a imagem do homem pegador, que fica com várias mulheres e é considerado o tal, já há mulher na mesma posição é chamada de várias coisas negativas e não é respeitada.





The Pussycat Dolls - I Don't Need A Man

Essa música é outra que tem como objetivo passar a mensagem que uma mulher realmente não precisa nenhum homem. Uma mulher não precisa de um homem para se sentir bem feliz e completa
Isso não as impede de namorar, mas só demonstra que isso não é tudo que elas necessitam e a decisão de ter essas coisas é totalmente delas.




Fifth Harmony - BO$$

Outra música mais recente com temática da independência financeira das mulheres, citando o nome de duas das mulheres negras mais influentes dos Estados Unidos e do mundo, Michelle Obama e Oprah Winfrey. 



0 comentários:

Postar um comentário