quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Grammy: Considerações Finais


O Grammy que ocorreu nessa segunda deixou muita gente indignada e outras satisfeitas. Como se trata de uma premiação, é possível que haja algumas injustiças, e muita coisa é apenas questão de opinião. Por isso mesmo 5 comentaristas se dispuseram a dar sua opinião sobre algumas categorias, vamos ver o que eles têm a nos dizer.


Melhor Álbum Pop Vocal


Indicados

Taylor Swift - 1989 (Vencedor)

Kelly Clarkson – Piece By Piece

Florence + the Machine – How Big, How Blue, How Beautiful

Mark Ronson – Uptown Special

James Taylor – Before This World




João Paulo: Eu sinceramente acho que a Taylor foi favoritada pelos jurados, principalmente por ela ser anti Spotify assim como eles. O prêmio podia ser da Kelly Clarkson, mas já que o Grammy não sabe o que é Pop talvez teria ficado com a Florence.

Slim: Categoria confusa pois Uptown Special é um álbum mais voltado para o R&B e o álbum do James Taylor e da Florence cairiam melhor na categoria de rock. Puramente pop sobram o Piece By Piece e o 1989, por preferência fico com o da Kelly mas o da Taylor Swift merecidamente ganhou.

Bynes: Essa categoria é uma bagunça por não levar o pop como um estilo musical mas sim o pop em sua amplitude, ou seja, qualquer gênero musical popular.
Se formos considerar a categoria como termo popular igual o Grammy, com certeza a injustiçada da noite foi Florence com sua bíblia em formato de disco, do contrário como estilo musical, o prêmio para a Taylor foi mais que merecido.

Vini: Olha, não quero desmerecer a ganhadora aqui, mas o álbum da mesma tinha concorrentes de peso tão bons quanto o dela, e alguns até melhores, mas como o álbum ganhador teve mais impacto na mídia e melhor desempenho comercial, a academia prezou por esse quesito novamente, não que ela não seja merecedora do prêmio, mas era um pouco previsível que o ganhador seria esse.



Melhor Artista Revelação


Indicados

Meghan Trainor (Vencedora)

Courtney Barnett

James Bay

Sam Hunt

Tori Kelly


João Paulo: Achei legal a Meghan ter ganhado mas vamos admitir que ela ganhou porque foi a que mais vendeu entre todos os indicados.

Lucas: Estava meio claro que Meghan Trainor iria ganhar, entre os que disputavam ela era a que mais tinha uma grande aceitação do publico e da crítica, apesar de preferir o som do James Bay, não podemos negar que a grande revelação foi sim a interprete de All Bout That Bass.

Vini: Essa é uma categoria que em minha opinião o Grammy errou, tudo bem que a Meghan era a mais bem sucedida dentre os indicados, mas em comparação com outros artistas, o trabalho da mesma era inferior, foi um caso em que o sucesso comercial pesou mais que a qualidade.


Melhor Performance Pop Solo


Indicados

Ed Sheeran - Thinking Out Loud (Vencedor)

Kelly Clarkson - Heartbeat Song

 Ellie Goulding - Love Me Like You Do

Taylor Swift - Blank Space

The Weeknd - Can't Feel My Face


João Paulo: Não gostei muito do Ed ter ganhado, queria que Kelly, Ellie ou The Weeknd tivessem levado o prêmio.

Bynes: Aqui vemos o quanto o Grammy é engraçado, pois na categoria na qual Taylor era mais qualificada para ganhar, ela simplesmente perde para a música mais fraca e chata entre os indicados. A escolha deveria ter sido entre Blank Space e Can't Feel My Face.

Slim: Disputa bem acirrada pois todos os indicados (com exceção da Kelly) foram grandes hits, no entanto Thinking Out Loud possui uma bela letra e merecidamente ganhou por canção mas como performance Ed não introduz nada que haja um diferencial entre seus concorrentes. Vocalmente ficaria com Heartbeat Song mas Can’t Feel My Face se destaca em todos os aspectos.


Melhor Performance Pop Grupo/Colaboração


Indicados

Mark Ronson e Bruno Mars - Uptown Funk (Vencedores)

Florence + The Machine - Ship to Wreck

Maroon 5 - Sugar

 Taylor Swift e Kendrick Lamar - Bad Blood

Wiz Khalifa e Charlie Puth - See You Again


João Paulo: Florence + The Machine podiam ter ganhado mas de qualquer jeito Bruno e Mark merecem o prêmio.

Lucas: A categoria estava repleta de hits que dominaram as paradas no mundo inteiro, Uptown Funk era a minha favorita para ganhar esse prêmio dentre todas as opções, e acredito que nessa categoria não havia muito o que discutir, não havia mistérios, essa era a favorita.

Vini: Mais uma categoria em que Uptown Funk foi indicada, mais uma vitória certa aqui, alguns indicados tinham força para bater de frente com a música, mas todos sabem como a academia funciona, então como Uptown Funk era a ganhadora antecipada da categoria de gravação, era previsível que ela ganharia aqui também.

Música do Ano


Indicados

Ed Sheeran - Thinking Out Loud (Vencedor)

Taylor Swift - Blank Space

Wiz Khalifa e Charlie Puth - See You Again

Kendrick Lamar - Alright

Little Big Town - Girl Crush


João Paulo: Thinking Out Loud mereceu o prêmio porque essa música simplesmente tocou em tudo quanto é lugar e todo mundo enjoou da música.

Lucas: Musica do ano para mim foi uma surpresa, mesmo eu sendo fã do Ed eu não gostei do resultado, a musica é ótima, mas Blank Space era a minha preferida e acho que deveria ter ganhado o prêmio. Posso estar sendo influenciado pela a execução massiva de Thinking out Loud que acabou me cansando os ouvidos, mas na minha mente Blank Space sempre será a musica do ano, sem Grammy ou com Grammy.

Vini: Olha, não irei dizer que foi justo, que essa foi realmente a música do ano, pois não foi, se tratando de composição, tinha outras indicadas superiores a Thinking Out Loud, mas não precisamos desmerecer o ruivo, ele fez um grande trabalho nessa música, digno de prêmios, e é bom ver a academia premiando algo novo, algo que fuja dos padrões da música pop.


Gravação do Ano


Indicados

Mark Ronson e Bruno Mars - Uptown Funk (Vencedores)

D'Angelo & The Vanguard - Really Love

Ed Sheeran - Thinking Out Loud

Taylor Swift - Blank Space

The Weeknd - Can't Feel My Face


Bynes: Desde o começo já estava óbvio que o vencedor seria "Uptown Funk" e concordo com a escolha, pois a produção de Mark na canção foi impecável, porém Really Love era uma forte concorrente e merecia tanto quanto a mesma.

Slim: A categoria mais óbvia para o ganhador, o grande single do ano aclamado pela crítica e pelo público, Uptown Funk venceu. Os concorrentes eram 3 grandes singles e 1 que zelava inegavelmente pela qualidade, Really Love, mas a vitória da música de Mark Ronson e Bruno Mars era inevitável.

Vini: Esse era um dos prêmios mais previsíveis dessa edição, sem querer desmerecer os outros concorrentes, todos eles eram merecedores do prêmio também, mas Uptown Funk é uma das músicas mais bem produzidas dos últimos anos, a sua produção tem um time de colaboradores de dar inveja, sem falar que a canção foi um grande smash hit se tornando um dos singles de maior sucesso da história da Billboard Hot 100 quebrando vários recordes, bastante merecido esse prêmio.


Melhor Vídeo Clipe


Indicados

Taylor Swift e Kendrick Lamar - Bad Blood (Vencedor)

A$AP Rocky – LSD

The Dead Weather – I Feel Love (Every Million Miles)

Kendrick Lamar – Alright

Pharrell Williams – Freedom


Bynes: Apenas uma coisa a comentar: Taylor mande seu boleto para a Britney.

Slim: Bad blood é um vídeo bem produzido e muito bem feito, só que peca em ser corrido demais e todas as tão anunciadas participações se limitam a alguns segundos de aparição. Alright é um excelente vídeo mas de qualquer forma, o Kendrick ganhou por Bad Blood então tá tudo em casa. Risos.

Lucas:  Havia uma discordância em relação ao ganhador, o que é normal, já que tinha o nome de Taylor Swift, amada por uns e odiada por outros, além disso, havia um agravante, o vídeo de 1989 que concorria era Blod Blood, o controverso clipe que seria uma shade para outra estrela pop, Katy Perry. Deixando isso de lado, o clipe é fantástico, os efeitos são tão bons que quem não conhece pode achar que a musica é tema de algum filme da Marvel e as cenas ali são do filme. A produção é realmente muito boa, pecando apenas no final com aquele efeito chroma key barato, mas fora isso, não vi nenhum concorrente a altura de Bad Blood, já ele consegue juntar um grande impacto na cultura com ótima qualidade.



Álbum do Ano


Indicados

Taylor Swift - 1989 (Vencedor)

Sound & Color - Alabama Shakes

To Pimp a Butterfly - Kendrick Lamar

Traveller - Chris Stapleton

Beauty Behind the Madness - The Weeknd


Bynes: Não concordo, apesar de o 1989 ser um bom álbum pop e ter quebrado recordes para a Taylor, se comparado com os outros concorrentes pode ser considerado o disco mais fraco se tratando de melodia, letra e conceito como um todo.

Slim: Todos os álbuns tinham seus méritos, tanto que cada um ganhou melhor álbum em sua devida categoria mas o 1989 foi o álbum mais comentado do ano e isso o levou a ganhar o prêmio principal. Acho que o Kendrick merecia por tudo que o álbum representa e seria uma vitória não só para o hip hop como para a cultura negra americana. Particularmente preferia o álbum do Alabama Shakes pela sonoridade diferente e a junção de tantos estilos tradicionalmente americanos ou The Weekend com todo.

Lucas: Essa foi outra categoria com resultado que nada agradou o publico, mas era claro que eles dariam o prêmio a ela depois daquele discurso sobre streaming, já que o álbum era o que melhor representa o que a academia está lutando, porém será que não era hora de premiar um artista que representasse algo maior?? Em tempos em que tanto se fala em direitos igualitários aos negros, isso seria uma ótima oportunidade para mostrar que a academia não é preconceituosa e que apoia qualquer tipo de artista independente de sua cor, e o To Pimp a Butterfly cumpre todos os requisitos de álbum do ano, até mais que o 1989. Contudo o álbum da Taylor merece e muito esse premio, ele foi uma força na indústria e um sucesso de crítica, um álbum coeso e muito bem produzido, além de ter sido um marco na carreira da mesma, mas o disco do Kendrick para mim foi injustiçado.



          (Quero agradecer ao esforço de todos que colaboraram nesse post, muito obrigado!)





0 comentários:

Postar um comentário