sábado, 23 de abril de 2016

Como é Manter um Blog


Hoje em dia, com o maior acesso à internet e informação em geral, muitas pessoas conseguem criar seus próprios blogs e sites baseando-se em seus gostos pessoais ou comerciais. 

Grande parte se enquadra na área dos blogs amadores, mantidos por uma ou poucas pessoas, com fins mais de entretenimento recreativo do que comercial e informativo. Um exemplo disso é o Disqustindo, que possui uma longa história desde seu surgimento. Nessa história se encontraram exclusões, denuncias, ataques aos blogs dos comentaristas do antigo Disqus do PopLine e também do PapelPop.  Escrevo esse post da perspectiva de um colaborador do blog, que gosta bastante desse espaço e não pretende se aposentar tão cedo. 



Manter um blog não é uma tarefa tão simples como muitos pensam. É preciso ter uma grande força de vontade para continuar com essa função, fazemos tudo do melhor modo possível para que o conteúdo seja apreciado, isso sem ganho financeiro nenhum. O processo de criação de posts muitas vezes pode ser demorado, tomando um bom tempo para ser idealizado e realizado. 

Precisamos exercer nossa criatividade ao máximo para a produção das matérias. Além disso, muitos de nós trabalham e ou estudam bastante, o que transformaria a produção algo que ocuparia um bom tempo disso tudo. Mas focando na criatividade, um ponto excelente é que quando estamos escrevendo também lemos sobre o assunto para nos informar melhor, estamos desenvolvendo a capacidade de criá-los de uma melhor forma e sempre tentar superar o nível do anterior. 



É preciso revisar os textos dos colaboradores que mandam matérias para o blog, depois editá-los na área de postagem do Blogger, adicionar imagens, inserir os vídeos nos campos de HTML, formatar o tipo de letra, etc... Tudo isso leva tempo, não é apenas copiar e colar. 

Sempre nos esforçamos bastante para mantermos um nível legal nas matérias, conseguir a atenção do comentarista do Disqus e de outros lugares também. Existem, no entanto, os dias que não estamos tão inspirados assim e o post pode sair meio 'basic', mas o que vale muitas vezes é a intenção. Apesar de que no caso desse blog o foco principal seja a sessão de comentários, uma matéria nova é um incentivo aos leitores a se manterem no blog e também uma oportunidade de compartilharem seus gostos e preferências, isso tudo ajudando o blog a crescer.



Críticas sempre existiram e vão existir, lembrando que ninguém é essencialmente obrigado a ler nada, porém, quando a matéria é lida e recebemos um feedback positivo, isso se torna um grande incentivo para continuar. 

Desse modo, convido a todos e todas que sintam que o nível e qualidade de certa matérias esteja abaixo do esperado, como sempre se veem reclamações, que possam contribuir para a sua melhora, e que possam trazer argumentos fundamentados para que melhoras sejam feitas. Afinal, melhorar nunca é de mais. 

Considerei muito oportuno trazer a opinião de alguns colaboradores e pessoas que possuem blogs que trouxessem suas próprias experiências e opiniões sobre como é ter/manter um blog. 



Slim

Sempre gostei de escrever. A oportunidade de falar sobre esse vasto universo pop foi irresistível desde o primeiro momento. Nunca tive a pretensão de ter um blog porque sempre achei que era responsabilidade demais manter e tirar uma grande parte do tempo pra isso, aí apareceu a oportunidade de escrever para o Disqustindo e foi muito positivo. No entanto, chegou um momento que queria me expressar mais individualmente e surgiu assim o “Vitrola Pop”, na plataforma do Tumblr, como mini-blog.

O tempo passou e surgiu outra oportunidade a partir da brincadeira de ouvir álbuns, consegui escrever sobre algo em específico através de reviews e isso seria um subterfúgio à proposta do Disqustindo.

Segui uma linha mais conceitual, através dos gifs e no texto, o que na verdade me dá muito trabalho seguir sempre esse método porque faço uma seleção de imagens, muita pesquisa e moldo tudo como uma obra-prima. O resultado foi muito positivo porque até agora só recebi elogios, mas como fiquei sem tempo devido à vida pessoal e estudos desacelerei bastante na quantidade de matérias postadas, só que dessa vez pretendo levá-lo por muito tempo e acompanhar muitos lançamentos importantes ao longo do ano.



Ladra Cold

Manter um blog ou ter um é bastante difícil mas no final das contas saí um resultado ótimo. Conviver com as críticas é bem chato mas também tem os elogios que dão uma força para seguir em frente.

Eu tenho o Diqustindo que é um blog muito popular entre os comentaristas do antigo Disqus do Portal POP Line e Papel POP, mas também tem a pressão; "O que será que vou postar hoje?" "Será que o Ricardo tem algo em mente?". Eu fico triste por um lado por não ter um post novo mas feliz por outro de não ter dado o trabalho enorme e ter muita criatividade para o post diário.

Ultimamente eu tô muito sem vontade de postar o Fatos e Tópico (Dois posts meus que posto semanalmente) mesmo sendo só dois. Eu acho que é momentos mas está acontecendo muito isso mas eu espero que não aconteça novamente...

Manter um blog é bom mas é difícil também. Caso pense em ter um blog, não pense só nas visualizações e elogios que vai conseguir, mas também no trabalho de postar algo que não é plágio ou básico.



Mateus/Bynes

Administrar um blog é algo completamente exaustivo e trabalhoso, mas se você gosta do que faz, tudo acaba se tornando mais divertido e prazeroso.

Muitas vezes fico longos períodos de tempo sem postar coisas novas no Popland por conta da minha faculdade ou até mesmo preguiça e falta de criatividade. Confesso que seria mais fácil administrar meu blog se tivesse pessoas me ajudando com novas matérias, já que no momento apenas conto com amigos que servem como moderadores do site, mas que não fazem parte da área de redação ou de design, sendo assim a maior parte fica por minha conta e infelizmente eu não tenho tempo no momento para me dedicar 100% ao Popland.

Até agora não tive críticas negativas em torno do meu blog, mas já tive críticas em outros projetos, como as novelas e realities que criei no Disqus, sendo que não recebi as mesmas de uma maneira saudável e vi isso me prejudicar com o tempo. Portanto, hoje estou mais preparado psicologicamente para não me deixar abater com críticas, principalmente aquelas que não são construtivas, e caso ocorra alguma com o Popland, vou simplesmente abstrair o que tem de relevante nessa crítica e fazer o possível para melhorar naquilo em que for necessário



Sabina Colors

Olha, de fato é bem gostoso poder desenvolver uma matéria, uma coluna ou qualquer coisa que seja para dar uma incrementada no blog, o difícil é saber se isso vai entreter os leitores. Pode parecer que não, mas nunca fazemos um post pra nós mesmos por mais que na construção a ideia parta de algo que gostamos.

A recepção do que é escrito é sempre um mistério. Temos matérias aclamadas pois envolvem o interesse geral de todos assim como as odiadas e que às vezes pelo título nem são lidas, e como eu disse, é um grande desafio desde o inicio pensar em algo que seja valorizado. A parte boa das criticadas é que isso gera um retorno bom para que possamos melhorar, eu gosto muito de ler as opiniões em torno de tudo que escrevo pra assim sempre ter algo interessante pra propor.

Por fim, um dos maiores desafios que passamos são os bloqueios criativos. Às vezes o assunto está ali, mas desenvolvê-lo de forma criativa é extremamente difícil.  Agradeço a todos que apreciam e nos acompanham diariamente e saibam que quando estamos nesse ramo, deixa de ser apenais uma brincadeira e passar ser um compromisso com nós e nosso publico. Bjs e grifes



Considerações Finais

Gostaria de agradecer imensamente a participação desses comentaristas que enriqueceram o post, muito obrigado mesmo. Aliás, gostaria também de agradecer a todos que de alguma forma já contribuíram com algo para o Blog, que o fizessem mais interessante e com matérias interessantes. Como é possível de vermos, não é um trabalho tão simples assim, mas no final das contas todos gostamos do que fazemos. Os pontos negativos, críticas sem fundamentos e até possível haterismo são superados pelo prazer que temos de escrever e entreter. O ponto final é que não devemos nos deixar abater e sempre tentarmos melhorar o nosso trabalho.

====

Postada e Criada por: Ricardo Schmidt
Participação/Colaboração: Ladra Cold, Mateus, Slim e Sabina

0 comentários:

Postar um comentário