quarta-feira, 27 de abril de 2016

Censura na Arte: Existiu no Brasil e Ainda Existe no Mundo!


Criada Por: Lucas Felipe
Posta por: Ricardo Schmidt
====================

A liberdade de expressão é algo garantido por lei no Brasil e é muito importante para uma sociedade democrática. Tal liberdade se espalha para a arte, na qual qualquer artista tem direito de criar de maneira livre e sem censura. Entretanto nem sempre foi assim, como todos sabem em nosso país houve um golpe militar em 1964 que veio acompanhado da ditadura, sendo mais forte a partir do Ato Institucional Número 5. O ato impulsionou a repressão a diversos meios da arte, fazendo com que muitos artistas se fugissem para fora do Brasil, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Hoje podemos dizer que o nosso estado é totalmente livre a qualquer tipo de manifestação artística, porém se engana quem acha que a censura é uma realidade que está somente na historia do Brasil. vamos conferir agora artistas que sofreram com isso em outros países e pasmem, muitas vezes ainda sofrem.

A China ainda vive dentro de uma ditadura e volta e meia publicam listas de musicas que são proibidas de circularem no país, sim! Isso mesmo, PROÍBIDAS. Tais restrições incluem musicas de Lady Gaga, Michael Jackson, Christina Aguilera, Bruno Mars, Britney e Katy Perry, sendo possível dar como exemplo a faixa 'Last Friday Night', da nossa querida Bad Blood, que foi #1 em solo americano, e Burning Up da Neyde.







Outro lugar que fez certa repressão artística foi Israel, no qual houve várias restrições para que a turnê The Girlie Showda Madonna acontecesse, fazendo com que a mesma cortasse várias partes do show para se adequar às normas do país.




Uma artista que também sofreu com o problema de falta de liberdade artística foi a cantora Rihanna ao lançar o projeto áudio visual para a faixa S&M. O clipe foi considerado sexual demais e foi censurado em 11 países. É normal ter uma restrição de idade, ou seja, uma classificação indicativa, mas a forma como foi conduzida a situação foi um pouco demais, não acham?




Bom, para o final eu gostaria de destacar o clipe de Formation, que apesar de não ter sido censurado, uma grande parcela sociedade americana queriam que fosse, provendo como, por exemplo, boicotes. Esse tipo de atitude vindo de membros da sociedade, mesmo que representando um órgão só, vai à contramão do seu próprio direito de se expressar. Se os policiais não concordavam com a mensagem da Beyoncé, então por que não abrir uma discussão sobre o assunto de forma que mostre seu ponto de vista também ao invés de tentar apagar o do outro.


Portanto a liberdade artística é muito importante para todos e a censura só vai calar a voz e os sentimentos desses artistas que só querem expressar suas mensagens, assim como nós queremos, mesmo que não seja através da arte.  Então que tal a curtirmos e nos orgulharmos de vivermos em um país que preza isso pela liberdade de expressão em todos os sentidos e que não deixemos nunca ser passivo a uma situação de censura!!





0 comentários:

Postar um comentário