terça-feira, 12 de abril de 2016

ARTPOP: Música, Filme e Arts - (By Marina Spears)


Olá Disqustences, todos sabemos que a cada ano que passa os artistas do cenário fonográfico tendem a criar clipes cada vez mais criativos e impactantes que tenham ou não ligação com a música em si. Muitos deles usam de filmes, pinturas famosas, peças de teatro, fatos históricos ou outras fontes artísticas como forma de inspiração. Eis que trago a vocês cinco clipes famosos ou não que tiveram uma dessas áreas como fonte de inspiração!



30 Seconds to Mars - The Kill (Bury Me)


Nosso primeiro vídeo clipe é da musica The Kills. A banda sempre produz clipes incríveis e fato do vocalista ser ator (bom pra uns, ruim na opinião de outros) deixa tudo mais interessante. Nesse clipe eles nos mostram cenários e acontecimentos semelhantes aos que acontece no Filme o “Iluminado” de Stanley Kubrick, uma grande produção com fotografia maravilhosa.


Apesar de bem semelhantes as cenas do hotel foram filmadas no The Carlu, em Toronto, Ontário, Canadá. O filme então foi rodado em Denver, no The Stanley Hotel. Um detalhe interessante é que o quarto assombrado do filme que possui os números “237” traz “6277” escrito na porta (os números formam a palavra MARS no teclado do celular).




Marina and the Diamonds - Oh No!

Lançado como quarto single do álbum The Family Jewels, Marina nos traz no clipe de “Oh No" várias referências à Pop Art, movimento dos anos 60, fazendo humor e critica ao consumismo como a própria letra da musica diz! As artes são do artista plástico Roy Lichtenstein, super colorido e com cara de desenhos em quadrinho, mostrando balões de diálogos e onomatopeias. É considerado um dos melhores clipes feitos por ela!



    Para quem não sabe esse movimento usava figuras e ícones populares como tema de suas pinturas. As histórias em quadrinhos eram um dos elementos mais usados na pop art!





Imagine Dragons - Shots

  No terceiro e último Single do “Smoke + Mirrors” lançado em janeiro de 2015, a banda nos entrega um belíssimo clipe cheio de efeitos surrealistas, onde aparecem em diversas pinturas do Norte - Americano Tim Cantor. Esse inclusive foi o diretor de arte do álbum, a pintura usada como capa do primeiro single ele fez exclusivamente para a banda!


   São mais de trinta imagens representadas no clipe, no qual eles interagem com o ambiente ou apenas permanecem parados enquanto cantam, o clipe foi dirigido por Robert Hales, que já trabalhou com diversos cantores de peso!





Sia - You've Changed

   Todos sabem que Sia sempre faz clipes maravilhosos com muita criatividade, e isso não foi diferente em “You’ve Changed". Presente no seu quinto álbum de estúdio “We Are Born”, Sia decide nos presentear com um clipe inspirados nos jogos de vídeo Game. Com direito até a por a cara no sol!


   Com muito humor e animação, Sia canta no seu Karaokê improvisado, que ao contrário de muitos clipes desse estilo, que ao invés de levar o mundo real pro digital, ela faz o inverso e usa diversos materiais físicos pra criar o Menu, Seleção de Personagem, Customização e uma interface. Tudo bem colorido e divertido!






Lady Gaga – Applause

   Não dá pra falar de clipes inspirados em música, cinema e artes entre outros sem mencionar Lady Gaga né? Pois bem, no seu terceiro álbum de inéditas Gaga apresenta no seu primeiros single, “Applause”, uma variedade de inspirações! As principais são o Nascimento de Vênus, do pintor italiano Botticelli, o personagem “Morte” do filme clássico do cinema Cult o “O Sétimo Selo”, dirigido pelo sueco Ingmar Bergman.


   As referências não param por aí, ela também traz “O Cisne Negro” e um pouco da Pop Art de Andy Warhol, reproduzindo imagens em série, como os da atriz Marilyn Monroe, que aparece em diversos tamanhos e cores, além de aparece com o rosto pintado e borrado, semelhante ao palhaço de Bowie na capa do disco Scary Monsters!





Espero que todos tenham gostado, um obrigado a todos que leram e quem sabe eu não volte com uma parte dois trazendo outros clipes (que não são poucos) que homenageiam e se inspiraram em diversos filmes, jogo e movimentos artísticos!

--

Criado por: Marina Spears Swift
Postado por: Ricardo S.

0 comentários:

Postar um comentário