Hoje daremos continuidade a uma lista de hinos feministas e de empoderamento da mulher. Para que, não viu a Parte I, link.
Ashley Roberts - Woman Up
Lançada pela Ex-PussyCat Doll Ashley Roberts, a música trata de alguns temas feministas recorrentes e empoderamento da mulher, sendo também uma música motivacional.
A palavra 'woman' (mulher) aqui é usada como um verbo, mas com a diferença de que é usada de maneira positiva, 'to woman up' é algo bom, e não algo ruim como algumas conotações negativas que a palavra 'mulher' assume na sociedade.
Outro ponto interessante é o trecho "You don't gotta say yes, no, just because you're single " (Você não precisa dizer sim só porque está solteira). Não é porque uma mulher está solteira ou sozinha que ela tem que dizer sim para alguém.
Beyoncé - If I Were a Boy
A música da Queen B se trata basicamente de um relacionamento, porém com ela imaginando como seria a visão da relação se ela fosse um homem. As suposições são feitas com o trecho "If I were a boy" (Se eu fosse um garoto).
"I’d roll outta bed in the morning and throw on what I wanted", (Eu me levantaria da cama e colocaria o que eu quisesse). Apontando a diferença que existe na expectativa de uma mulher estar sempre 'bem vestida' e perfeita, sendo que a mesma pressão é muito menor para os homens.
Ela também canta que se fosse um garoto desligaria o telefone dela, diria que está quebrado/com problemas e todos pensariam que ela estaria dormindo sozinha, e não com outros caras.
"I’d put myself first, and make the rules as I go", (eu me colocaria em primeiro lugar e faria as regras conforme eu sigo). Como homem ela mesma faria as suas próprias regras e não dependeria das expectativas da sociedade para ela, o que não acontece com ela sendo uma mulher.
Alexandra Burke - Broken Heels
A música em si apesar de ser feminista não traz exatamente uma mensagem tão profunda como outras, digamos assim, no entanto não deixa de ser uma música de empoderamento feminino, dizendo que as mulheres podem fazer o que os homens fazem, mesmo com o salto quebrado, e ainda melhor.
Cher - Woman's World
Outra música com batidas fortes de empoderamento feminino. Basicamente trata-se de uma música de superação de fim de relacionamento, afirmando no final que o mundo é das mulheres.
Shania Twain - Man! I Feel Like A Woman!
Nessa música, de umas das maiores cantoras country de todos os tempos, ela canta sobre se divertir à noite sendo uma mulher. Fala sobre usar camisas 'de homem' e usar saias curtas.
A frase "We don't need romance, we only wanna dance" também é importante. Uma mulher que vá para uma festa não está necessariamente em busca de um(a) parceiro(a), mas pode querer só se divertir. Ela não precisa ficar com ninguém se não estiver a fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário